17 agosto 2025

Relatório de Monitorização Temática: Inteligência Artificial Dialógica na Educação (17/8/2025)

17/08/2025

       Análise de Desenvolvimentos Recentes


Introdução

A investigação sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, com particular enfoque na perspetiva dialógica da aprendizagem, encontra-se numa fase de evolução acelerada e transformação paradigmática. A abordagem dialógica enfatiza a natureza conversacional e interativa da aprendizagem, onde o conhecimento é co-construído através do diálogo entre aprendentes, educadores e sistemas inteligentes, estabelecendo "um espaço dialógico de reflexão único para cada utilizador" e facilitando "o diálogo com o conhecimento coletivo documentado na internet" (Wegerif & Major, 2024).

Este relatório examina desenvolvimentos recentes em IA educacional dialógica, analisando publicações, relatórios e iniciativas emergentes que demonstram como esta tecnologia está a ser integrada em contextos educacionais globais. A análise abrange iniciativas nos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina, proporcionando uma perspetiva abrangente das tendências atuais e direções futuras neste campo em rápida transformação.

Achados do Dia: Síntese e Contextualização

Desenvolvimentos nos Estados Unidos

Orientações Federais para Implementação de IA Educacional

O Departamento de Educação dos EUA emitiu uma "Dear Colleague Letter" (DCL) para beneficiários atuais e futuros sobre "alavancar fundos federais para melhorar resultados educacionais através da Inteligência Artificial", delineando como "a IA pode ser usada em funções educacionais chave, articulando princípios para o uso responsável de IA" (U.S. Department of Education, 2025). Esta orientação representa um marco significativo na regulamentação federal da IA educacional, estabelecendo que tais usos são permitidos sob programas federais existentes.

MIT AI & Education Summit 2025: Foco no Diálogo Responsável

O segundo MIT AI & Education Summit, realizado de 16-18 de julho de 2025, explorou "o papel crucial da IA na educação e uso responsável de IA", cobrindo temas como "literacia em IA, ferramentas de IA para educação, IA para o bem global e aprendizagem personalizada apoiada por IA" (MIT RAISE, 2025). O evento incluiu workshops em português e espanhol patrocinados pela Google, demonstrando uma abordagem inclusiva e multicultural.

Conferências e Eventos Emergentes

A American Public University System organizará a conferência "AI and the Future of Education" de 16-17 de outubro de 2025, examinando "o papel transformativo da inteligência artificial no ensino superior" com foco particular na "aplicação em instrução em sala de aula, sistemas de apoio ao estudante e desenvolvimento docente" BNamericasUNESCO(APUS, 2025).

Desenvolvimentos Europeus

AI Act e Literacia em IA

O Artigo 4 do AI Act entrou em aplicação em 2 de fevereiro de 2025, requerendo que "fornecedores e implementadores de sistemas de IA assegurem um nível suficiente de literacia em IA do seu pessoal e outras pessoas que lidam com sistemas de IA em seu nome" (European Commission, 2025). Esta legislação representa a primeira regulamentação abrangente de IA no mundo.

Estratégia Continental para IA

O AI Continent Action Plan de abril de 2025 visa "tornar a Europa líder mundial em IA", focando-se no "desenvolvimento de tecnologias de IA fidedignas para melhorar a competitividade da Europa enquanto salvaguarda e avança os valores democráticos" (European Commission, 2025). A estratégia inclui estabelecimento de AI Factories e Gigafactories, e o lançamento da AI Skills Academy.

Iniciativas de Formação e Capacitação

Para expandir o conjunto de especialistas em IA da UE, o Plano de Ação delineia iniciativas para "formar a próxima geração de especialistas em IA baseados na UE aumentando a oferta geral de licenciaturas e mestrados europeus, e doutoramentos em IA", incluindo o lançamento da AI Skills Academy (European Commission, 2025).

Abordagens Institucionais

A European University Association lançou um programa de trabalho focado nas "experiências e abordagens das universidades na abordagem da inteligência artificial", reconhecendo que "as universidades estão cada vez mais conscientes do potencial de integrar soluções baseadas em IA em funções institucionais" (EUA, 2024).

Desenvolvimentos na Região Ásia-Pacífico

Declaração Ministerial APEC sobre IA Digital

A Declaração Ministerial Digital e IA da APEC 2025, realizada em Incheon, República da Coreia, de 4-6 de agosto de 2025, enfatizou "Transformação Digital e IA em direção à Prosperidade e Crescimento Sustentável para Todos", reconhecendo que "tecnologias inovadoras estão criando novas oportunidades para enfrentar os desafios que confrontam as economias membros da APEC" (APEC, 2025).

Diálogo Bilateral Canadá-Coreia do Sul

O Diálogo Track 1.5 inaugural sobre Inteligência Artificial, realizado em Seul em 9 de julho de 2025, reuniu "representantes seniores do governo, indústria e academia de ambos os países para explorar avenidas para colaboração bilateral em governança, inovação e comercialização de IA" (Asia Pacific Foundation of Canada, 2025).

UNESCO Global Forum na Tailândia

A Tailândia anunciou que hospedará o 3º Fórum Global da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, de 24-27 de junho de 2025, em Bangkok, com o tema "Governança Ética da IA em Movimento", representando o primeiro fórum desta natureza na região Ásia-Pacífico (UNESCO, 2025).

Iniciativas Regionais de Colaboração

O Diálogo Político de Alto Nível de 2025 na Ásia Oriental, concluído em 30 de junho em Ulaanbaatar, "marcou um passo crucial no fomento de um ecossistema colaborativo de ensino superior habilitado por IA", resultando no lançamento de um plano de ação conjunto entre a Mongólia e a UNESCO-ICHEI (UNESCO, 2025).

Desenvolvimentos na América Latina

Latam-GPT: Modelo Regional de IA

O Chile liderou o desenvolvimento do Latam-GPT, "um grande modelo de linguagem IA projetado para atender às diversas culturas e línguas da América Latina", oficialmente lançado em setembro de 2025 através de colaboração entre mais de 30 instituições regionais (Travel and Tour World, 2025; Foreign Policy, 2025). Este modelo open-source visa "abordar disparidades regionais no acesso à IA e assegurar que tecnologias de IA sejam acessíveis a todas as partes da sociedade".

Conferência KHIPU 2025

A KHIPU 2025, Encontro Latino-Americano em Inteligência Artificial, realizou-se de 10-14 de março em Santiago do Chile, com objetivos principais de "oferecer formação em tópicos avançados de aprendizagem automática" e "fortalecer a comunidade de aprendizagem automática fomentando colaborações entre investigadores latino-americanos" (KHIPU, 2025).

Grupo de Trabalho Inter-Americano Microsoft-Diálogo

O Diálogo Inter-Americano e a Microsoft convocaram um "Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior para fortalecer capacidades institucionais para desenvolvimento de estratégias de apropriação de IA em instituições de ensino superior latino-americanas", representando "um dos primeiros do seu género no mundo" (Inter-American Dialogue, 2024).

Liderança Regional em IA

O Índice Latino-Americano de Inteligência Artificial (ILIA) 2024 reconfirmou Chile, Brasil e Uruguai como líderes regionais, com o Chile obtendo 73.07 pontos de um máximo de 100, seguido pelo Brasil (69.30) e Uruguai (64.98) (ECLAC, 2024).

UNESCO e Educação em IA no Chile

A UNESCO destacou o papel da inteligência artificial na educação durante o Congreso Futuro 2025 em Santiago, Chile, enfatizando "a importância de assegurar o desenvolvimento de literacia crítica em IA e fornecer a educadores e estudantes as competências necessárias para compreender, usar e participar ativamente na criação de IA" (UNESCO, 2025).

Análise Crítica Final

Convergência Global para Abordagens Dialógicas Responsáveis

A análise dos desenvolvimentos recentes revela uma convergência notável em direção a implementações mais responsáveis e eticamente fundamentadas da IA educacional. A UNESCO reafirma que "a IA tem o potencial de abordar alguns dos maiores desafios na educação hoje, inovar práticas de ensino e aprendizagem, e acelerar o progresso em direção ao ODS 4", enquanto enfatiza que "sua aplicação em contextos educacionais deve ser guiada pelos princípios fundamentais de inclusão e equidade" What is Latam-GPT, the Chile-Backed Latin American AI Model? (UNESCO, 2025).

Questões de Literacia e Capacitação

Apesar dos avanços prometedores, persistem lacunas significativas na implementação: "apenas 10% das escolas e universidades têm atualmente um framework oficial para o uso de IA", segundo inquérito da UNESCO a 450 instituições, e "apenas 7 países desenvolveram frameworks ou programas de IA para os seus professores até 2022" (UNESCO, 2025).

Desenvolvimentos Regulamentares Pioneiros

A Europa lidera em termos de regulamentação, com o AI Act estabelecendo precedentes globais. A European AI Alliance, com cerca de 6000 stakeholders engajados desde 2018, representa "uma comunidade vibrante que nos últimos anos contribuiu para algumas das mais importantes iniciativas políticas lançadas no campo da IA" (European Commission, 2025).

Iniciativas Regionais Inovadoras

A América Latina emerge como uma região particularmente inovadora, com iniciativas como o Latam-GPT demonstrando abordagens colaborativas e culturalmente sensíveis. O que distingue o Latam-GPT de outros modelos de IA é como está a ser treinado, com pelo menos 37 entidades concordando em fornecer dados ao projeto, e "grandes volumes desses dados estão em espanhol e português, em oposição a modelos como o ChatGPT, que são treinados principalmente em inglês" (Foreign Policy, 2025).

Desafios de Implementação Equitativa

A região Ásia-Pacífico reconhece que "à medida que as tecnologias ICT e digitais se tornam cada vez mais essenciais às nossas economias, a conectividade digital universal e significativa é mais importante do que nunca", sublinhando desafios persistentes de acesso digital (APEC, 2025).

Necessidade de Abordagens Centradas no Ser Humano

A UNESCO defende inerentemente uma "abordagem centrada no ser humano para a IA", visando "mudar a conversa para incluir o papel da IA na abordagem das desigualdades atuais no acesso ao conhecimento, investigação e diversidade de expressões culturais" (UNESCO, 2025).

Conclusões

Os desenvolvimentos recentes em IA educacional dialógica demonstram uma maturação significativa do campo em direção a abordagens mais sofisticadas, inclusivas e eticamente fundamentadas. As iniciativas globais convergem na necessidade de implementações responsáveis que preservem valores humanos fundamentais, embora persistam desafios relacionados com capacitação docente, acesso equitativo e desenvolvimento de frameworks institucionais adequados.

A perspetiva dialógica oferece um framework promissor para integrar IA na educação de forma que complemente e melhore a interação humana. O sucesso desta integração requer investimento contínuo em literacia em IA, desenvolvimento de infraestruturas e criação de políticas que equilibrem inovação com proteção de direitos e valores educacionais fundamentais.

As iniciativas regionais, particularmente o Latam-GPT na América Latina e as regulamentações pioneiras na Europa, demonstram que abordagens culturalmente sensíveis e eticamente fundamentadas são não apenas possíveis, mas essenciais para o desenvolvimento sustentável da IA educacional no contexto global.

Referências

APEC. (2025). 2025 APEC Digital and AI Ministerial Statement: Digital and AI transformation toward prosperity and sustainable growth for all. Asia-Pacific Economic Cooperationhttps://www.apec.org/meeting-papers/sectoral-ministerial-meetings/general/2025-apec-digital-and-ai-ministerial-statement

APUS. (2025). AI and the Future of Education Conference 2025. American Public University Systemhttps://www.apus.edu/academic-community/conferences/ai-and-the-future-of-education/

Asia Pacific Foundation of Canada. (2025, agosto 9). Canada-Republic of Korea Track 1.5 Dialogue: Artificial Intelligence. https://www.asiapacific.ca/publication/canada-republic-korea-track-15-dialogue-artificial-intelligence

ECLAC. (2024, setembro 24). Latin American Artificial Intelligence Index (ILIA) reconfirms Chile, Brazil and Uruguay as leaders in the region. Economic Commission for Latin America and the Caribbeanhttps://www.cepal.org/en/pressreleases/latin-american-artificial-intelligence-index-ilia-reconfirms-chile-brazil-and-uruguay

EUA. (2024, julho 22). Artificial intelligence. European University Associationhttps://www.eua.eu/our-work/topics/artificial-intelligence.html

European Commission. (2025). European approach to artificial intelligence. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/european-approach-artificial-intelligence

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European Commission. (2025). The European AI Alliance. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/european-ai-alliance

Foreign Policy. (2025, junho 12). What is Latam-GPT, the Chile-backed Latin American AI model? https://foreignpolicy.com/2025/06/13/latin-america-ai-latam-gpt-chile-cenia/

Inter-American Dialogue. (2024). Inter-American Dialogue and Microsoft convene working group on artificial intelligence in higher education. https://thedialogue.org/analysis/inter-american-dialogue-and-microsoft-convene-working-group-on-artificial-intelligence-in-higher-education-to-strengthen-institutional-capacities-for-ai-implementation-in-latin-america/

KHIPU. (2025). KHIPU 2025 Latin American Meeting in Artificial Intelligence. https://khipu.ai/

MIT RAISE. (2025). MIT AI & Education Summit 2025. MIT RAISE: Responsible AI for Social Empowerment and Educationhttps://raise.mit.edu/mit-ai-education-summit-2025/

Travel and Tour World. (2025, julho 25). South America's new AI revolution in Chile, Brazil, and Argentina lead the way with groundbreaking robotics and technological advancements! https://www.travelandtourworld.com/news/article/south-americas-new-ai-revolution-in-chile-brazil-and-argentina-lead-the-way-with-groundbreaking-robotics-and-technological-advancements/

UNESCO. (2025, fevereiro 3). UNESCO dedicates the International Day of Education 2025 to artificial intelligence. https://www.unesco.org/en/articles/unesco-dedicates-international-day-education-2025-artificial-intelligence

UNESCO. (2025, fevereiro 3). UNESCO highlights the role of artificial intelligence in education at Congreso Futuro 2025. https://www.unesco.org/en/articles/unesco-highlights-role-artificial-intelligence-education-congreso-futuro-2025

UNESCO. (2025, julho 2). Artificial intelligence in education. https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence

UNESCO. (2025, julho 8). East Asia unites to advance AI in higher education at 2025 high-level policy dialogue. https://www.unesco.org/en/articles/east-asia-unites-advance-ai-higher-education-2025-high-level-policy-dialogue-held-30-june-2025

UNESCO. (2025, março 11). Thailand to announce it will host the Asia-Pacific's first UNESCO Global Forum on the Ethics of AI 2025. https://www.unesco.org/en/articles/thailand-announce-it-will-host-asia-pacifics-first-unesco-global-forum-ethics-ai-2025

U.S. Department of Education. (2025). U.S. Department of Education issues guidance on artificial intelligence use in schools, proposes additional supplemental priority. https://www.ed.gov/about/news/press-release/us-department-of-education-issues-guidance-artificial-intelligence-use-schools-proposes-additional-supplemental-priority

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