18 agosto 2025

Relatório de Monitorização Temática: Inteligência Artificial Dialógica na Educação (18/8/2025)

Desenvolvimentos Globais


Introdução

A monitorização contemporânea dos desenvolvimentos em Inteligência Artificial aplicada à educação revela uma crescente sofisticação nas abordagens dialógicas para o ensino e aprendizagem. A perspetiva dialógica na educação, originalmente defendida por Sócrates, enfatiza que a verdadeira compreensão requer diálogo face-a-face dinâmico através de trocas de perguntas e respostas que desafiam e reenquadram ideias Advancing Artificial Intelligence Education for American Youth – The White House (British Educational Research Association [BERA], 2025). Esta abordagem adquire nova relevância no contexto das tecnologias de IA generativa, que oferecem possibilidades inéditas para criar experiências educacionais interativas e personalizadas.

O presente relatório examina desenvolvimentos recentes na implementação de sistemas de IA dialógica em contextos educacionais globais, com particular atenção às iniciativas políticas, tecnológicas e pedagógicas emergentes nas diferentes regiões do mundo.

Achados do Dia: Síntese e Contextualização

Desenvolvimentos nos Estados Unidos

Políticas Federais e Orientações Estratégicas

O Departamento de Educação dos Estados Unidos emitiu orientações sobre o uso de Inteligência Artificial nas escolas, articulando princípios para o uso responsável da IA e afirmando que tais usos são permitidos sob programas federais de educação existentes UNESCO dedicates the International Day of Education 2025 to Artificial (U.S. Department of Education, 2025). Esta orientação representa um marco significativo na legitimação institucional da IA educacional.

O Presidente dos Estados Unidos assinou uma ordem executiva sobre o avanço da educação em IA para a juventude americana, estabelecendo que "a IA está transformando rapidamente o mundo moderno" e reconhecendo a necessidade de equipar os estudantes com competências para "usar e criar a próxima geração de tecnologia IA" Ethical guidelines for educators on using artificial intelligence - European Education Area (The White House, 2025).

Iniciativas Académicas e Conferências

O MIT AI & Education Summit 2025 realizou-se de 16 a 18 de julho, explorando "o papel fundamental da IA na educação e uso responsável da IA", com temas incluindo literacia IA, ferramentas alimentadas por IA para educação e aprendizagem personalizada apoiada por IA AI and the Future of Education Conference 2025 | American Public University System (APUS) (MIT RAISE, 2025).

O Stanford AI+Education Summit 2025 reuniu investigadores, líderes K-12, educadores e tecnólogos para explorar como a IA está moldando o ensino e aprendizagem, focando-se em "conversas fundamentais sobre como moldar um ecossistema de aprendizagem próspero com tecnologias de IA centradas no humano" Top AI in Education Conferences to Watch in 2025-2026 (Stanford Accelerator for Learning, 2025).

Europa: Políticas Públicas e Regulamentação da IA Dialógica

Regulamentação e Governança

O Plano de Ação Continental de IA de abril de 2025 visa fazer da Europa líder global em IA, focando-se no desenvolvimento de tecnologias de IA confiáveis para melhorar a competitividade da Europa enquanto salvaguarda valores democráticos AI talent, skills and literacy | Shaping Europe's digital future (European Commission, 2025). O plano inclui ações específicas para fomentar a adoção de IA em setores estratégicos, incluindo a educação.

A Lei de IA da UE estabeleceu regras específicas para modelos de IA de propósito geral que se tornaram efetivas em agosto de 2025, incluindo obrigações de transparência e direitos de autor Artificial Intelligence and Education - Education - www.coe.int (European Commission, 2025). Particularmente relevante para a educação, a lei proíbe o "reconhecimento de emoções em locais de trabalho e instituições educacionais".

Iniciativas do Conselho da Europa

A 3ª Conferência de Trabalho do Conselho da Europa marca o lançamento oficial do AI Compass for Education, oferecendo "um espaço para diálogo político, aprendizagem partilhada e planeamento prospetivo" para implementação nacional EU policies to support and govern the use of artificial intelligence in education | European School Education Platform (Council of Europe, 2025).

O Conselho da Europa reconhece que "os sistemas de IA têm potencial para desempenhar um papel transformador" na educação através de "caminhos de aprendizagem personalizados, mecanismos de feedback em tempo real e metodologias de ensino inovadoras" AI in Education Conference South Australia | Discover AI-Driven Learning (Council of Europe, 2023).

Diretrizes Éticas Europeias

A Comissão Europeia publicou diretrizes sobre o uso ético de IA e dados no ensino e aprendizagem, desenvolvidas por um grupo de especialistas em educação e IA com base em consulta pública 2nd AI In Education Conference (ANZ) | Chartered Institute of Professional Certifications (European Education Area, 2025).

O Artigo 4 da Lei de IA entrou em aplicação a 2 de fevereiro de 2025, exigindo que fornecedores e implementadores de sistemas de IA assegurem "um nível suficiente de literacia IA do seu pessoal" Home Page | Generative AI for Education Leaders Summit (European Commission, 2025).

Região Ásia-Pacífico: Colaboração Regional e Inovação

Diálogos Políticos de Alto Nível

O Diálogo Político de Alto Nível de 2025 na Ásia Oriental concluiu-se em 30 de junho em Ulaanbaatar, "marcando um passo fundamental no fomento de um ecossistema colaborativo de ensino superior habilitado por IA através da região da Ásia Oriental" 2024 AI in Higher Education Symposium – Australia & New Zealand – Teaching@Sydney (UNESCO, 2025). O evento reuniu mais de 150 participantes sob o tema "Fomentando um Ecossistema de Ensino Superior Habilitado por IA".

Mesa Redonda Regional UNESCO

A mesa redonda regional "Empowering Minds: A Round Table on Generative AI and Education in Asia-Pacific" explorou "opções para adoção responsável e ética de ensino e aprendizagem impulsionados por IA na região", resultando em catorze ações estratégicas para integração responsável Inter-American Dialogue and Microsoft Convene Working Group on Artificial Intelligence in Higher Education to Strengthen Institutional Capacities for AI implementation in Latin America – Inter-American Dialogue (UNESCO, 2025).

Conferências e Summits Regionais

A 2ª Conferência de IA na Educação (ANZ) realizou-se de 19 a 20 de agosto de 2025 na Austrália, com foco em "revolucionar o futuro da educação com IA desde o ensino primário ao universitário" Weekly AI in Education Brief: April 24, 2025 — checkout the 2025 Accelerate Africa program | by Jody Britten | The AI and Education Studio | Medium(Chartered Institute of Professional Certifications, 2025).

O Acer Edu Summit Asia Pacific 2025 decorreu de 7 a 8 de maio, reunindo delegados de onze países da região Ásia-Pacífico para "explorar e melhorar a compreensão de como a inteligência artificial e tecnologias digitais estão revolucionando metodologias e experiências educacionais" KHIPU – Latin American Meeting In Artificial Intelligence(Gadget Pilipinas, 2025).

América Latina: Capacidades Dialógicas e Suporte Docente

Perspetivas sobre Suporte a Professores

Investigação da Brookings Institution destaca que "a IA generativa, em contraste, traz capacidades dialógicas e adaptativas para a sala de aula: ferramentas como ChatGPT podem responder perguntas, modelar estratégias de raciocínio e apoiar o pensamento dos estudantes de formas que espelham o ensino eficaz" (Brookings Institution, 2025).

Iniciativas de Colaboração Regional

O Diálogo Interamericano e a Microsoft convocaram um Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior para "fortalecer capacidades institucionais para desenvolvimento de estratégias de adoção e implementação de IA em instituições de ensino superior latino-americanas" (Inter-American Dialogue, 2024).

Desenvolvimentos em Marcos Éticos

O escritório da UNESCO em Quito organizou uma mesa redonda multissectorial intitulada "Inovação Baseada em Direitos Humanos: Governança Ética da Inteligência Artificial", examinando "implicações éticas, sociais e legais da IA no Equador e América Latina" (Britten, 2025).

Iniciativas Globais UNESCO

Dia Internacional da Educação 2025

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, decidiu dedicar o Dia Internacional da Educação 2025 (24 de janeiro) às oportunidades e desafios da inteligência artificial, apelando aos Estados-Membros para "investir na formação de professores e estudantes no uso responsável desta tecnologia no campo da educação" AI Act | Shaping Europe's digital future (UNESCO, 2025).

A UNESCO anunciou a conferência "IA e o futuro da educação: Disrupções, dilemas e direções" para 2-5 de setembro de 2025 na sede da UNESCO em Paris U.S. Department of Education Issues Guidance on Artificial Intelligence Use in Schools, Proposes Additional Supplemental Priority | U.S. Department of Education (UNESCO, 2025).

Análise Crítica Final

Convergência Global para Abordagens Dialógicas

Os desenvolvimentos identificados revelam uma convergência notável em direção a implementações de IA educacional que privilegiam interação e diálogo. Esta tendência reflete o reconhecimento de que "a IA generativa baseada em modelos de linguagem grandes não é uma 'inteligência' contra humanos, mas sim um assistente de linguagem que serve como interface, acedendo e disponibilizando recursos da internet em expansão contínua" Advancing Artificial Intelligence Education for American Youth – The White House (BERA, 2025).

Desafios de Implementação Ética

Apenas 10% das escolas e universidades atualmente têm uma estrutura oficial para o uso de IA, de acordo com inquérito da UNESCO de maio de 2023 a 450 instituições AI Act | Shaping Europe's digital future (UNESCO, 2025). Esta lacuna entre potencial tecnológico e implementação prática evidencia a necessidade urgente de frameworks regulamentares e orientações pedagógicas claras.

Tensões entre Automação e Humanização

A literatura revela tensão fundamental entre eficiência tecnológica e preservação de valores humanos na educação. Rob Reich, da Stanford, destacou "a tensão entre usar IA para automação, substituindo habilidades humanas, versus aumentação, facilitando e melhorando capacidades humanas" Top AI in Education Conferences to Watch in 2025-2026(Stanford Accelerator for Learning, 2025).

Disparidades Regionais em Desenvolvimento

As análises regionais evidenciam abordagens diferenciadas: a Europa foca-se em regulamentação preventiva e frameworks éticos, a Ásia-Pacífico enfatiza colaboração regional, os Estados Unidos priorizam inovação tecnológica, e a América Latina concentra-se em equidade e capacitação docente.

Necessidades de Investigação Futura

A implementação eficaz da IA dialógica na educação requer "uma nova forma de educação que enfatize Literacia IA, ou a competência de conseguir trabalhar eficazmente com IA", incluindo a capacidade dos estudantes de "aprender eficazmente ao lado da IA, funcionando como parte de uma equipa cibernética" Advancing Artificial Intelligence Education for American Youth – The White House (BERA, 2025).

Conclusões

A monitorização dos desenvolvimentos recentes em IA dialógica na educação revela um momento de transição crítica caracterizado por crescente reconhecimento institucional, desenvolvimento de frameworks regulamentares e emergência de práticas pedagógicas inovadoras. As tendências identificadas sugerem movimento em direção a implementações mais humanizadas e contextualmente adaptadas da IA educacional, embora persistam desafios significativos relacionados com equidade, ética e desenvolvimento de competências.

A perspetiva dialógica emerge como paradigma promissor para integração responsável da IA na educação, oferecendo possibilidades para preservar e amplificar capacidades humanas enquanto aproveita potencialidades tecnológicas. O sucesso desta integração dependerá do desenvolvimento contínuo de políticas públicas adequadas, formação docente especializada e investigação pedagógica rigorosa.

Referências

BERA. (2025). Generative artificial intelligence and a return to dialogue in education. British Educational Research Associationhttps://www.bera.ac.uk/blog/generative-artificial-intelligence-and-a-return-to-dialogue-in-education

Britten, J. (2025, agosto 1). Weekly AI in education briefing: August 1st, 2025 — OpenAI study mode, a presendential challenge, the China AI Action Plan, and community conversations in Ecuador. The AI and Education Studiohttps://medium.com/the-ai-and-education-studio/weekly-ai-in-education-briefing-august-1st-2025-openai-study-mode-a-presendential-challenge-ec2552393142

Brookings Institution. (2025, abril 11). How AI can support teachers in Latin America. Brookingshttps://www.brookings.edu/articles/how-ai-can-support-teachers-in-latin-america/

Chartered Institute of Professional Certifications. (2025). 2nd AI in education conference (ANZ). https://charteredcertifications.com/learning/conference/AIEd2025

Council of Europe. (2025, março 10). Ensuring quality education in the AI era - introducing the Council of Europe compass for AI and education. https://www.coe.int/en/web/education/-/artificial-intelligence-and-education-third-working-conference

Council of Europe. (2023, novembro 15). Artificial intelligence and education. https://www.coe.int/en/web/education/artificial-intelligence

European Commission. (2025). European approach to artificial intelligence. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/european-approach-artificial-intelligence

European Commission. (2025). AI act. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/regulatory-framework-ai

European Commission. (2025). AI talent, skills and literacy. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/ai-talent-skills-and-literacy

European Education Area. (2025). Ethical guidelines for educators on using artificial intelligence. https://education.ec.europa.eu/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6

Gadget Pilipinas. (2025, maio 11). Acer Edu Summit Asia Pacific 2025: Advancing AI and digital technologies in education. https://www.gadgetpilipinas.net/2025/05/acer-edu-summit-asia-pacific-2025/

Inter-American Dialogue. (2024). Inter-American Dialogue and Microsoft convene working group on artificial intelligence in higher education to strengthen institutional capacities for AI implementation in Latin America. https://thedialogue.org/analysis/inter-american-dialogue-and-microsoft-convene-working-group-on-artificial-intelligence-in-higher-education-to-strengthen-institutional-capacities-for-ai-implementation-in-latin-america/

MIT RAISE. (2025, julho 17). MIT AI & education summit 2025. https://raise.mit.edu/mit-ai-education-summit-2025/

Stanford Accelerator for Learning. (2025, março 17). The future is already here: AI and education in 2025. https://acceleratelearning.stanford.edu/story/the-future-is-already-here-ai-and-education-in-2025/

The White House. (2025, abril 23). Advancing artificial intelligence education for American youth. https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2025/04/advancing-artificial-intelligence-education-for-american-youth/

UNESCO. (2025, fevereiro 3). UNESCO dedicates the International Day of Education 2025 to artificial intelligence. https://www.unesco.org/en/articles/unesco-dedicates-international-day-education-2025-artificial-intelligence

UNESCO. (2025, julho 2). Artificial intelligence in education. https://www.unesco.org/en/digital-education/artificial-intelligence

UNESCO. (2025, julho 8). East Asia unites to advance AI in higher education at 2025 high-level policy dialogue. https://www.unesco.org/en/articles/east-asia-unites-advance-ai-higher-education-2025-high-level-policy-dialogue-held-30-june-2025

UNESCO. (2025, junho 10). Empowering minds: A round table on generative AI and education in Asia-Pacific. https://www.unesco.org/en/articles/empowering-minds-round-table-generative-ai-and-education-asia-pacific

U.S. Department of Education. (2025). U.S. Department of Education issues guidance on artificial intelligence use in schools, proposes additional supplemental priority. https://www.ed.gov/about/news/press-release/us-department-of-education-issues-guidance-artificial-intelligence-use-schools-proposes-additional-supplemental-priority

Sem comentários:

Enviar um comentário