16 agosto 2025

Relatório de Monitorização Temática: Inteligência Artificial Dialógica na Educação

Análise dos Desenvolvimentos Recentes - 16/8/2025

Introdução

A investigação sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação, particularmente na perspetiva dialógica da aprendizagem, encontra-se numa fase de crescimento exponencial e transformação profunda. A abordagem dialógica enfatiza a natureza conversacional e interativa da aprendizagem, onde o conhecimento é co-construído através do diálogo entre aprendentes, educadores e, cada vez mais, sistemas de IA (Wegerif & Major, 2024). Este paradigma educacional reconhece que "o verdadeiro entendimento requer diálogo presencial dinâmico e intercâmbio de perguntas e respostas que envolvem desafiar e reformular ideias através de uma gama de perspetivas" (British Educational Research Association [BERA], 2025).

O presente relatório examina desenvolvimentos recentes em IA educacional dialógica, focando-se em publicações, relatórios e iniciativas emergentes que demonstram como esta tecnologia está a ser integrada em contextos educacionais globais. A análise abrange iniciativas nos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina, proporcionando uma visão abrangente das tendências atuais e direções futuras neste campo em rápida evolução.

Achados do Dia: Síntese e Contextualização

Desenvolvimentos nos Estados Unidos

Stanford AI+Education Summit 2025: Enfoque Humanístico

O terceiro Stanford AI+Education Summit reuniu investigadores, líderes K-12, educadores e tecnólogos para explorar como a IA está a moldar o ensino e a aprendizagem, enfatizando a necessidade de "moldar um ecossistema de aprendizagem próspero com tecnologias de IA centradas no ser humano" MIT AI & Education Summit 2025 | MIT RAISE. Rob Reich, professor de ética social da ciência e tecnologia, destacou a tensão fundamental entre usar IA para automação versus aumentação, argumentando que "o foco deve estar em como a IA pode amplificar e cultivar a inteligência humana" (Stanford Accelerator for Learning, 2025).

Orientações Federais para Implementação de IA

O Departamento de Educação dos EUA emitiu orientações sobre o uso de IA nas escolas, delineando "como a IA pode ser usada em funções educacionais chave, articulando princípios para o uso responsável de IA e afirmando que tais usos são permitidos sob programas federais de educação existentes" AI and the Future of Education Conference 2025 | American Public University System (APUS) (U.S. Department of Education, 2025). Esta iniciativa representa um marco significativo na regulamentação federal da IA educacional.

Iniciativas Estaduais de Preparação para IA

O Governador da Califórnia estabeleceu parcerias com as principais empresas tecnológicas mundiais para "preparar os californianos para o futuro da IA", reconhecendo que "a Califórnia é casa de 33 das 50 principais empresas de IA privadas do mundo" UNESCO dedicates the International Day of Education 2025 to Artificial (Governor of California, 2025). Esta iniciativa inclui programas colaborativos com Adobe, Google, IBM e Microsoft para fornecer "acesso a competências de IA necessárias na força de trabalho atual".

Desenvolvimentos Europeus

Framework de Literacia em IA

O Fórum Económico Mundial destacou a emergência de um novo Framework de Literacia em IA (AILit), desenvolvido conjuntamente pela Comissão Europeia e pela OCDE, que "visa capacitar os aprendentes a navegar num mundo integrado com IA com confiança e propósito" Empowering learners for the age of AI: launch of the draft AI literacy framework and stakeholder consultations - European Education Area (World Economic Forum, 2025). O framework oferece 22 competências organizadas em quatro domínios principais.

Estratégia Continental Europeia para IA

O AI Continent Action Plan de abril de 2025 visa "tornar a Europa líder mundial em IA", focando-se no "desenvolvimento de tecnologias de IA fidedignas para melhorar a competitividade da Europa enquanto salvaguarda e avança os valores democráticos" Artificial intelligence and education and skills | OECD (European Commission, 2025). A estratégia inclui o estabelecimento de AI Factories e Gigafactories e o lançamento da AI Skills Academy.

Diretrizes Éticas para Educadores

A Comissão Europeia publicou diretrizes éticas para educadores sobre o uso de IA, reconhecendo que "a IA na educação já não é uma ideia futurística, mas uma realidade crescente" Inter-American Dialogue and Microsoft Convene Working Group on Artificial Intelligence in Higher Education to Strengthen Institutional Capacities for AI implementation in Latin America – Inter-American Dialogue (European Education Area, 2025). As diretrizes abordam questões éticas emergentes e fornecem orientação prática para o uso adequado de IA na educação.

Iniciativas UNESCO e Contexto Global

Dia Internacional da Educação 2025

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, decidiu dedicar o Dia Internacional da Educação 2025 (24 de janeiro) às "oportunidades e desafios da inteligência artificial", apelando aos Estados-Membros para "investirem na formação tanto de professores quanto de estudantes sobre o uso responsável desta tecnologia" European School Education PlatformBrookings (UNESCO, 2025).

Lacunas na Implementação Institucional

Apesar do crescente interesse, "apenas 10% das escolas e universidades têm atualmente um framework oficial para o uso de IA", segundo um inquérito da UNESCO a 450 instituições realizado em maio de 2023 Smart AI regulation strategies for Latin American policymakers | Brookings. Adicionalmente, "apenas 7 países desenvolveram frameworks ou programas de IA para os seus professores até 2022, e apenas 15 incluíram objetivos de formação em IA nos seus currículos nacionais".

Desenvolvimentos na Região Ásia-Pacífico

Diálogo Político de Alto Nível na Ásia Oriental

O Diálogo Político de Alto Nível de 2025 na Ásia Oriental, realizado em Ulaanbaatar, "marcou um passo crucial no fomento de um ecossistema colaborativo de ensino superior habilitado por IA", reunindo mais de 150 participantes sob o tema "Fomentando um Ecossistema de Ensino Superior Habilitado por IA" European University AssociationAmericas Quarterly (UNESCO, 2025).

Mesa Redonda Regional sobre IA Generativa

A UNESCO organizou uma mesa redonda regional sobre "IA Generativa e Educação no Ásia-Pacífico", que resultou numa "Declaração de Resultados que serve para orientar governos, decisores políticos, instituições educacionais e partes interessadas na região a considerar catorze ações estratégicas para a integração responsável e ética da IA generativa na educação" Artificial Intelligence conference in South america 2025 (UNESCO, 2025).

Desenvolvimentos na América Latina

Apoio a Professores através de IA Dialógica

Investigação da Brookings Institution examinou como "ferramentas baseadas em IA como chatbots podem melhorar a capacidade dos professores para abordar necessidades individuais de aprendizagem, especialmente em salas de aula com poucos recursos onde o tempo e o apoio pedagógico são limitados" (Brookings Institution, 2025). O estudo enfatiza que "a IA generativa introduz ferramentas dinâmicas e conversacionais capazes de feedback em tempo real, explicações personalizadas e aprendizagem interativa".

Grupo de Trabalho Inter-Americano

O Diálogo Inter-Americano e a Microsoft convocaram um "Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior para fortalecer capacidades institucionais para implementação de IA em instituições de ensino superior latino-americanas" (Inter-American Dialogue, 2024). Este grupo representa "um dos primeiros do seu género no mundo e pioneiro na articulação de diferentes atores envolvidos na agenda de IA e educação".

Conferência KHIPU 2025

A KHIPU 2025, Encontro Latino-Americano em Inteligência Artificial, realiza-se de 10-14 de março em Santiago do Chile, com objetivos primários de "oferecer formação em tópicos avançados de aprendizagem automática" e "fortalecer a comunidade de aprendizagem automática fomentando colaborações entre investigadores latino-americanos" (KHIPU, 2025).

Análise Crítica Final

Convergência Global para Abordagens Dialógicas

A análise dos desenvolvimentos recentes revela uma convergência notável em direção a abordagens mais dialógicas e humanísticas da IA educacional. Como observa a British Educational Research Association, "a IA generativa baseada em grandes modelos de linguagem não é uma 'inteligência' contra humanos, mas sim um assistente de linguagem que serve como interface, acessando e disponibilizando os recursos da internet em expansão contínua" Governor Newsom partners with world's leading tech companies to prepare Californians for AI future | Governor of California (BERA, 2025).

Esta perspetiva redefine fundamentalmente a relação entre humanos e IA na educação, posicionando a tecnologia como facilitadora do diálogo em vez de substituta da interação humana. A BERA argumenta que "engajar eficazmente com IA generativa permite um diálogo com o conhecimento coletivo documentado na internet sobre um tópico, oferecendo potencialmente uma nova forma de diálogo educacional se pudermos aprender como usá-la" Governor Newsom partners with world's leading tech companies to prepare Californians for AI future | Governor of California.

Desafios de Implementação e Equidade

Apesar dos avanços prometedores, persistem desafios significativos na implementação equitativa da IA educacional dialógica. Na América Latina, por exemplo, "estudantes enfrentam desafios significativos em alcançar objetivos básicos de aprendizagem—particularmente em matemática e ciências—frequentemente chegando à escola com conhecimentos prévios diversos, lacunas de aprendizagem e contextos domésticos variados" (Brookings Institution, 2025).

Necessidade de Frameworks Éticos Robustos

A região Ásia-Pacífico identificou questões críticas que requerem atenção: "Como pode a IA generativa ser integrada ética e responsavelmente em contextos educacionais? Que políticas e salvaguardas são necessárias para abordar questões como desinformação, viés algorítmico e ameaças à integridade académica?" Artificial Intelligence conference in South america 2025 (UNESCO, 2025).

Direções Futuras para Investigação

A emergência de abordagens dialógicas na IA educacional sugere várias direções promissoras para investigação futura. Conforme demonstrado em experiências práticas com ChatGPT-4, "atribuindo papéis e métodos a ferramentas de IA generativa, educadores criam grande potencial para facilitar metacognição e melhorar criatividade e pensamento crítico" (LinkedIn, 2023).

Conclusões

Os desenvolvimentos recentes em IA educacional dialógica demonstram uma maturação do campo em direção a abordagens mais sofisticadas e humanísticas. As iniciativas globais convergem na necessidade de implementações éticas, inclusivas e centradas no ser humano, embora persistam desafios significativos relacionados com equidade, acesso e preparação institucional.

A perspetiva dialógica oferece um framework promissor para integrar IA na educação de forma que preserve e melhore a interação humana, em vez de a substituir. Contudo, o sucesso desta integração requer investimento contínuo em formação docente, desenvolvimento de infraestruturas e criação de frameworks éticos robustos.

Referências

BERA. (2025). Generative artificial intelligence and a return to dialogue in education. British Educational Research Associationhttps://www.bera.ac.uk/blog/generative-artificial-intelligence-and-a-return-to-dialogue-in-education

Brookings Institution. (2025, abril 11). How AI can support teachers in Latin America. Brookingshttps://www.brookings.edu/articles/how-ai-can-support-teachers-in-latin-america/

European Commission. (2025). European approach to artificial intelligence. Shaping Europe's digital futurehttps://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/european-approach-artificial-intelligence

European Education Area. (2025). Ethical guidelines for educators on using artificial intelligence. https://education.ec.europa.eu/focus-topics/digital-education/action-plan/action-6

Governor of California. (2025, agosto 7). Governor Newsom partners with world's leading tech companies to prepare Californians for AI future. https://www.gov.ca.gov/2025/08/07/governor-newsom-partners-with-worlds-leading-tech-companies-to-prepare-californians-for-ai-future/

Inter-American Dialogue. (2024). Inter-American Dialogue and Microsoft convene working group on artificial intelligence in higher education. https://thedialogue.org/analysis/inter-american-dialogue-and-microsoft-convene-working-group-on-artificial-intelligence-in-higher-education-to-strengthen-institutional-capacities-for-ai-implementation-in-latin-america/

KHIPU. (2025). KHIPU 2025 Latin American Meeting in Artificial Intelligence. https://khipu.ai/

LinkedIn. (2023, abril 24). The role of ChatGPT-4 in shaping dialogic learning experiences: A practical example. https://www.linkedin.com/pulse/role-chatgpt-4-shaping-dialogic-learning-experiences-practical-sean

Stanford Accelerator for Learning. (2025, março 17). The future is already here: AI and education in 2025. https://acceleratelearning.stanford.edu/story/the-future-is-already-here-ai-and-education-in-2025/

UNESCO. (2025, fevereiro 3). UNESCO dedicates the International Day of Education 2025 to artificial intelligence. https://www.unesco.org/en/articles/unesco-dedicates-international-day-education-2025-artificial-intelligence

UNESCO. (2025, junho 10). Empowering minds: A round table on generative AI and education in Asia-Pacific. https://www.unesco.org/en/articles/empowering-minds-round-table-generative-ai-and-education-asia-pacific

UNESCO. (2025, julho 8). East Asia unites to advance AI in higher education at 2025 high-level policy dialogue. https://www.unesco.org/en/articles/east-asia-unites-advance-ai-higher-education-2025-high-level-policy-dialogue-held-30-june-2025

U.S. Department of Education. (2025). U.S. Department of Education issues guidance on artificial intelligence use in schools. https://www.ed.gov/about/news/press-release/us-department-of-education-issues-guidance-artificial-intelligence-use-schools-proposes-additional-supplemental-priority

World Economic Forum. (2025, maio). Why AI literacy is now a core competency in education. https://www.weforum.org/stories/2025/05/why-ai-literacy-is-now-a-core-competency-in-education/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Relatório de Monitorização Temática: Inteligência Artificial Dialógica na Educação

Análise dos Desenvolvimentos Recentes - 16/8/2025 The Role of ChatGPT-4 in Shaping Dialogic Learning Experiences: A Practical Example linked...